Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram um projeto tecnológico que promete minimizar o impacto das fake news nesses tempos de pandemia. O chatbot chamado, “João Fake News” pode ser adicionado à agenda do usuário para fins de verificação de notícias falsas e teorias da conspiração. A informação foi divulgada pela Vidya Academics, página especializada em promover projetos científicos conduzidos por universidades.
O novo chatbot realiza uma busca por canais brasileiros de divulgação que desmentem teorias da conspiração, ou que tenham abordado o tema de alguma forma. Algumas das fontes do João Fake News vão desde organizações como a Agência Lupa, sites especializados como o Boatos.org e até alguns veículos da imprensa.
A notícia vem pouco tempo depois do WhatsApp anunciar a criação de uma ferramenta de checagem de fatos para usuários determinarem a veracidade de uma notícia. O aplicativo do grupo Facebook é um canal de alta capacidade de viralização de informações desencontradas, sendo um dos prediletos como vetor de disseminação de falsas informações.
Saiba como usar o Joao Fake News aqui
Fonte: Showmetech com edição da ADUA
|