Os docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em greve por tempo indeterminado desde o dia 17 de maio, participam na manhã desta quarta-feira (18) de mais um ato conjunto com outros servidores federais do Estado paralisados e apoio de movimentos sociais. Os trabalhadores realizarão uma passeata com concentração na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), localizada na Avenida André Araújo, 901, Aleixo “A concentração será às 8h, sairemos às 9h30 em passeata com uma parada no Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e depois seguiremos para o Campus Universitário”, explicou o coordenador do Comando Local de Greve (CLG) e presidente da Adua, Antônio Neto.
O objetivo de mais um ato público unificado é continuar informando e chamando a atenção da sociedade paras as reivindicações das categorias, cujo eixo da pauta perpassa pela valorização e dignidade dos servidores. Para Antônio Neto, o ato representa o descontentamento dos servidores com o Governo Federal. “Mostra como vários órgãos desaprovam o atual governo, não só pela falta de reajuste salarial ou condições de trabalho”, disse. O CLG da Ufam vai analisar a proposta do Ministério do Planejamento, apresentada na última sexta-feira (13), na Assembleia Geral prevista para às 15h da próxima quinta-feira (19).
Além da Adua, Incra e Inpa, está prevista ainda o apoio do Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho do Amazonas (Sitra-AM/RR), Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Amazonas (Sindsep/AM) Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica no Amazonas (Sinasefe-AM), dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), dos Servidores da Justiça Eleitoral do Amazonas (Sinjeam) e dos Trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Amazonas (Sintect/AM).
Também confirmaram presença representantes da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas/AM), da Associação dos Servidores da Justiça Federal do Amazonas (Assejuf/AM), do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), do Movimento Social de Luta por Moradia Digna (MSLMD) e do Comando de Greve Estudantil da Ufam e da Assembleia Nacional dos Estudantes - Livre (Anel).
Mobilização
A passeata desta quarta-feira é o segundo ato público unificado que a categoria participa. A primeira atividade conjunta foi realizada no dia 6 de julho, no Centro de Manaus. Segundo levantamento da Policia Militar, a mobilização contou 1,2 mil participantes entre estudantes, técnicos, professores e demais trabalhadores do serviço público federal.
Com faixas, cartazes e carros de som, os manifestantes saíram da Praça 5 de Setembro (Praça da Saudade), passaram pela Rua Epaminondas e Avenida Eduardo Ribeiro, até finalizar a passeata na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), na Avenida 7 de Setembro.
Fonte: Adua |