O Pré-Encontro Nacional dos Estudantes de Serviço Social (Pré-Eness) começou nesta terça-feira (10) e encerra na tarde desta quarta-feira (11), no auditório da Adua. A atividade é considerada essencialidade pela Comissão Local Unificado de Greve (CLG) por ser uma ação de mobilização política promovida pelo Movimento Estudantil de Serviço Social (Mess).
Durante dois dias, os professores e alunos de Serviço Social vão discutir propostas de melhorias para o curso da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). “Nós precisamos de um projeto ético-político e outro socioambiental para melhorar as diretrizes do curso de Serviço Social da Ufam. Vamos discutir isso durante esses dois dias e levar nosso diagnóstico para o encontro nacional”, contou a coordenadora da Regional I do Eness, Thamirys Souza. O Eness será de 15 a 20 de agosto, em João Pessoa (PB).
Além disso, a coordenadora informou que durante o Pré-Eness de Manaus serão debatidos os temas principais do encontro nacional. São eles Formação Profissional e Movimento Estudantil. “Participamos de um movimento político que não tem nenhuma ligação com o departamento do curso, somos estudantes de todo o Brasil unidos para sugerir melhorias à categoria de Serviço Social desde a formação”, ressaltou.
Na quarta-feira (11), o segundo dia da programação do Pré-Eness abre, às 9h, com a mesa redonda “Movimentos Sociais no Brasil e o MESS (Movimento Estudantil de Serviço Social), mediada pela acadêmica Camila Rocha e pelo professor Luiz Fábio, do CLUG. Às 14h, será realizada a mesa redonda “Diversidade – As opressões e seu papel fundamental na manutenção da ordem” que terá como mediadores a assistente social Lidiany Cavalcante e o estudante do curso de Engenharia Florestal Leonardo Glória.
Fonte: Adua |