Professores, técnicos administrativos em educação e estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em greve por tempo indeterminado, promovem nesta sexta-feira (29) a 1ª edição do “Ufam na Praça”. O evento será realizado no Largo Mestre Chico, na zona Sul de Manaus, no período das 16h às 22h. A programação é gratuita, aberta ao público e reúne palestras, oficinas, exposições, exibição de filmes, atrações musicais e serviços de saúde para a população.
O evento é a principal ação do calendário de atividades desta semana, aprovado pelo Comando Local de Greve (CLG). O "Ufam na Praça" é uma iniciativa que visa aproximar, cada vez mais, a universidade da sociedade e, ao mesmo tempo, fortalecer o movimento paredista em defesa da educação pública de qualidade, de acordo com o presidente da Associação dos Docentes da Ufam (Adua), Antônio Neto.
“A greve nacional, que começou em 17 de maio, cresceu e hoje atinge todo o setor de educação federal. A força deste movimento está no apoio declarado dos mais diversos segmentos, revelando que a sociedade não é indiferente à precariedade imposta à educação no país”, disse. Conforme dados do Comando Nacional de Greve (CNG), o movimento paredista já chegou a mais de 90% das universidades e institutos federais do país, “evidenciando a profundidade da crise estrutural que afeta o sistema federal de ensino superior no Brasil”.
Apesar do descaso do governo federal com a educação pública de qualidade, os professores das universidades não têm medido esforços, nesses últimos anos, para mantê-las em funcionamento. “Percebemos que grande parte da população não conhece a universidade pública que ela sustenta com seus impostos. Por isso, essa é uma oportunidade da sociedade conhecer parte do que a Ufam produz em termos de conhecimento, de pesquisa, de arte e de projetos voltados para a comunidade”, afirmou o professor Luiz Carlos Martins, integrante da comissão de Comunicação do CLG.
Programação
Quem quiser saber mais sobre o tripé ensino, pesquisa e extensão da Ufam poderá conferir a exposição que reunirá atividades desenvolvidas nas diversas áreas da ciência. Uso racional de medicamentos e aferição de glicose, gravidez na adolescência, química forense, socioeconomia e assessoria jurídica são algumas das ações programadas para esse espaço. A programação educativa também inclui palestras sobre o “Plano Nacional de Educação”, “Como interpretar textos” e “Como analisar um filme”.
Voz e violão com vários artistas locais, a partir das 17h, abrem a agenda cultural do evento, que inclui também as performances “Sombras e Traços” e “A Implosão da Mentira”, bem como flashmobs sobre educação. Além disso, serão exibidos e debatidos os documentários “Criança: A alma do negócio”, “A Selva na Selva”, “Direito achado na rua” e “Memória das greves”. O show da banda Tucumanos, previsto para iniciar as 20h, deve encerrar a programação musical.
Durante as seis horas de evento, estará disponível para a população uma espécie de “Tribuna Popular”, onde será possível manifestar ou não apoio à greve dos professores federais.
CONFIRA AS ATIVIDADES
EXPOSIÇÕES (16h – 21h)
Núcleo de Socioeconomia – FCA
Conhecendo Doenças de Peixes – ICB
Prevenindo Gravidez na Adolescência – ICB
Química na Praça – ICE
Química Forense – ICE
Casa da Física – ICE
Pet Medicina – FCS
Projeto Alfa Medicina – FCS
Biologia na Praça – ICB
Uso Racional de Medicamentos – FCF
A Escola que Protege/Censo de Educação Infantil no Amazonas – FACED
Espaço ADUA – UFAM na Greve
Comando de Greve Estudantil
PALESTRAS E DOCUMENTÁRIOS (16h às 21h)
Palestras
Plano Nacional de Educação
Como interpretar textos
Novas metodologias de ensino de língua portuguesa
Como analisar um filme.
Documentários
Criança, a alma do negócio!
A selva na selva
Direito achado na rua
ATRAÇÕES CULTURAIS (17h – 22h)
Flashmobs
Voz e Violão (17h)
Performance “Teatro de Sombras e Traços” (18h30)
Performance “A Implosão da Mentira” (19h)
Os Tucumanus (20h)
Fonte: Adua |