Professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em greve por tempo indeterminado, têm encontro marcado na próxima segunda-feira (25), a partir das 15h, na sede da Adua, para discutir a paralisação das atividades relacionadas ao Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor). O encontro contará com a participação de representantes da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), à qual o programa é vinculado, e dos coordenadores do Parfor nas unidades acadêmicas. A reunião é uma das atividades do calendário de greve para o período de 25 a 30 de junho.
O Comando Local de Greve (CLG) exige a paralisação das atividades do Parfor, durante o tempo em que a paralisação durar, em conformidade com o cancelamento do Calendário Acadêmico, decidido pelo Conselho Universitário (Consuni), no dia 29 de maio. “Toda e qualquer atividade referente a ensino, pesquisa e extensão, notadamente as desenvolvidas no âmbito da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP); Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (PROEXTI), a exemplo de programas como PIBIC, PIBIT, PARFOR, EAD, etc., estão suspensas”, diz trecho da nota pública divulgada na última quarta-feira (20) pelo CLG.
Em respeito à greve dos professores e à decisão do Consuni, duas das maiores unidades acadêmicas da Ufam já anunciaram a suspensão do Plano: a Faculdade de Educação (Faced) e o Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). Juntas, essas duas unidades detêm aproximadamente 60% das turmas do Parfor. “A decisão das duas unidades é um forte indicativo para a suspensão total das atividades no período da greve, uma vez que foram pesadas todas as implicações que este ato requer”, avaliou o presidente da Adua, Antônio Neto.
Programação
Embora conte com diversas atividades políticas, formativas e até culturais, o cronograma de ações da próxima semana, discutido e aprovado nesta sexta-feira (22), foi planejado, sobretudo, em virtude da realização do “Ufam na Praça”, previsto para ocorrer na próxima sexta-feira (29), no período das 16h às 21hn, no Largo Mestre Chico, a zona Sul de Manaus. Durante o evento, docentes, técnicos administrativos e estudantes pretendem oferecer uma série de serviços à população. A programação ainda está sendo definida pelo Comando Local de Greve (CLG).
Outro destaque da programação é a realização de uma oficina de primeiros-socorros, promovida pelo Comando de Greve Estudantil (CGE), em três dias, a partir de segunda-feira (25). A atividade será facilitada por estudantes do curso de Medicina da Ufam. Na agenda também consta uma nova assembleia dos técnicos administrativos em educação, na próxima terça-feira (26), no ICHL.
Confira a agenda completa:
Segunda-feira (25)
9h – Reunião do Comando Local de Greve (CLG) para preparação do evento “Ufam na Praça”;
11h – Reunião do Comando Local Unificado de Greve (CLUG):
14h – Assembleia Setorial do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL);
15h – Reunião com a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) e os coordenadores do PARFOR, na sede da ADUA;
18h – Sarau de cordel, com o Comando de Greve dos Estudantes;
19h às 21h – Oficina de primeiros socorros, na sede da ADUA;
Terça-feira (26)
9h – Assembleia dos Técnicos Administrativos em Educação, no hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL);
9h – Assembleia Setorial da Faculdade de Educação (FACED);
15h – Reunião do Comando Local de Greve (CLG) para preparação do evento “Ufam na Praça”;
18h – Fórum de Servidores Federais, na sede da ADUA;
19h às 21h – Oficina de primeiros socorros, na sede da ADUA;
Quarta-feira (27)
9h – Reunião do Comando Local de Greve (CLG);
9h – Assembleia Setorial da Faculdade de Educação (FACED);
15h – Assembleia Geral na sede Adua;
19h às 21h – Oficina de primeiros socorros, na sede da ADUA;
Quinta-feira (28)
9h – Reunião do Comando Local de Greve (CLG) para planejamento da semana seguinte;
15h – Reunião do CLG sobre últimos detalhes do evento “Ufam na Praça”;
18h às 20h – Oficina de Dança de Salão ADUA;
Sexta-feira (29)
9h – Reunião do CLG sobre últimos detalhes do evento “Ufam na Praça”;
16h às 21h – “Ufam na Praça”.
Fonte: Adua |