Integrantes do Comando Local de Greve, professores e estudantes realizaram uma mobilização, na manhã desta quinta-feira (21), nas pró-reitorias da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Aproximadamente 20 pessoas percorreram os corredores do prédio da reitoria para panfletar, afixar cartazes e explicar aos estagiários, técnicos e outros docentes sobre os motivos da greve, que completou um mês no último dia 17 de junho.
“Recebemos denúncias de que há professores resistindo à paralisação, em especial os que estão em atividades de gestão. O que queremos com essa ação de hoje é sensibilizar esses docentes por meio do diálogo para que eles reforcem essa luta que vai gerar beneficio para todos”, ressalta o presidente da Associação dos Docentes da Ufam (Adua), Antônio Neto.
O coordenador do Departamento de Apoio à Pesquisa (DAP), Antônio José Inhamuna, recebeu os docentes paredistas e declarou apoio à paralisação. “Nós, antes de qualquer cargo, somos professores e precisamos valorizar a nossa profissão. O DAP só está mantendo as atividades realmente essenciais”, afirmou.
O coordenador do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), Paulo Couceiro, confirmou a presença na reunião marcada para segunda-feira (25), na Adua, para debater a suspensão das atividades do projeto. “Como é uma atividade no interior do Estado e realizada apenas nas férias, precisamos elaborar uma alternativa para que os estudantes não fiquem prejudicados”, declarou. A edição deste semestre do Parfor terá cerca de 200 turmas, totalizando 600 alunos.
Fonte: Adua |