O Comando Local de Greve (CLG) dos professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) atualizou nesta segunda-feira (18) as atividades do calendário oficial de paralisação para o período de 18 a 23 de junho. A expectativa para esta semana é que o governo apresente uma proposta concreta ao movimento docente, diferente do resultado das últimas mesas de negociação, quando não houve avanços. O novo encontro com os representantes do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), que estava previsto para ocorrer nesta terça-feira (19), em Brasília (DF), foi cancelado pelo secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça.
Mesmo com o cancelamento, os docentes da Ufam vão se concentrar na Praça Heliodoro Balbi (também conhecida como Praça da Polícia), a partir das 6h, para mais um ato público, atendendo à deliberação da Assembleia Geral, realizada pelos professores, na última quinta-feira (14). O objetivo é conquistar, cada vez mais, o apoio da população na luta em defesa da universidade pública.
“O cancelamento da reunião do Comando Nacional de Greve com o governo, na capital federal, não nos impede de intensificarmos a divulgação do movimento grevista, para que a sociedade tome conhecimento dos motivos da paralisação e apóie essa luta”, disse o presidente da Associação dos Docentes da Ufam (Adua), Antônio Neto. Panfletos, faixas, cartazes e disposição para responder os questionamentos da população fazem parte da estratégia de ação do professores.
Programação
Uma audiência do CLG com a Reitoria da Ufam abriu o calendário das atividades de greve, hoje (18), às 9h. Nesse mesmo horário ocorreu a Assembleia Setorial da Faculdade de Ciências Agrárias. À tarde, a partir das 14h, é a vez dos professores do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) se reunirem. Às 17h, o CLG volta a se encontrar na sede da Adua, para avaliar as atividades desenvolvidas no 1º mês de greve.
No dia seguinte, além do ato público, os professores terão nova reunião do CLG, a partir das 15h, na sede da Adua. No mesmo local, às 18h, representantes de vários sindicatos se reúnem para fazer análise de conjuntura e avaliar o processo de negociação do governo federal com as categorias.
Já na quarta-feira (20), às 9h, o CLG tem outra reunião, na sede da Adua, para preparar a Assembleia Geral, prevista para ocorrer no mesmo dia, à tarde. Às 10h, representantes do Comando participarão em um programa da rádio comunitária “A Voz das Comunidades”. Os docentes terão nova Assembleia às 15h, no hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).
Na quinta-feira (21), haverá uma coletiva de imprensa, às 9h, para divulgar o resultado do processo de negociação com o governo, considerando a decisão da categoria de permanecer ou não em greve. Às 14h, a atividade cultural fica por conta do Cine-Greve, na sede Adua. Em seguida, às 17h, o CLG terá nova reunião.
No dia seguinte, às 9h, os docentes concentrarão esforços na discussão sobre o regimento da Pós-Graduação, que ainda tem gerado muitas dúvidas entre os professores. Às 14h, o CLG volta a se encontrar, na sede da Adua, para definir o calendário da semana seguinte. A programação encerrará com o “Barzinho de Greve”, atividade integrada às ações realizadas às sextas-feiras.
Confira a agenda:
Segunda-feira (18)
9h – Reunião com a Reitora da Ufam;
9h – Assembleia Setorial da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA);
14h – Assembleia Setorial do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL);
17h – Reunião de avaliação do Comando Local de Greve (CLG);
Terça-feira (19)
6h – Ato Público “Ufam na Praça – A Greve é Forte! A Luta é Agora!”, na Praça da Polícia;
9h – Assembleia Setorial da Faculdade de Educação (Faced);
15h – Reunião do Comando Local de Greve (CLG);
18h – Reunião do CLG com demais entidades de servidores públicos em greve;
Quarta-feira (20)
9h – Reunião do Comando Local de Greve (CLG);
10h – Participação no programa “A Voz das Comunidades”, na Cidade Nova;
15h – Assembleia Geral no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL);
Quinta-feira (21)
9h – Panfletagem no evento MIEIB – Movimento Interforum em Prol da Educação Infantil, no auditório Eulálio Chaves;
14h – Cine-Greve, na sede da Adua;
14h – Panfletagem no evento ANFOP – Associação Nacional de Formação de Professores;
17h – Reunião do Comando Local de Greve (CLG);
Sexta-feira (22)
9h – Discussão do Regimento da Pós-Graduação;
9h – Panfletagem no evento ANFOP – Associação Nacional de Formação de Professores;
14h – Reunião do Comando Local de Greve (CLG);
18h – Barzinho da Greve.
Fonte: Adua |