Os professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) questionaram a prestação de contas da Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol), na Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Consuni), realizada na manhã de quarta-feira (13). Como resultado, uma comissão formada por três docentes e um técnico administrativo foi criada para apurar as informações apresentadas pela instituição, que presta serviços para universidade. A reunião foi feita no Plenário Abraham Moysés Cohen, no Bloco de Administração da Faculdade de Direito, no Setor Norte do Campus Universitário.
A comissão formada durante a reunião ordinária do Consuni é composta pelos professores Edson Andrade, da Faculdade de Medicina; José Humberto Michiles, da Faculdade de Estudos Sociais; Marina Araújo, da Faculdade de Direito e um representante dos técnicos administrativos. “Entre as competências da comissão está a avaliação do papel da Unisol e se ela é de fato necessária para a Ufam”, disse o presidente da Adua e coordenador do Comando Local de Greve (CLG), professor Antônio Neto.
O diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Nelson Noronha, questionou a ausência de licitação para contratação da instituição. “Por que a Unisol tem precedência? Por que não se abre espaço para outras instituições prestarem serviços para Ufam? Essas relações estão mal esclarecidas”, desabafou. O professor Edson Andrade alegou que não aprovaria as contas da Unisol enquanto não fosse esclarecido o destino dos recursos do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV). “Li tudo e não há nenhum relato sobre o financiamento, a única explicação que me foi dada é que a Unisol não lucra nada com isso, mas o que queremos é uma explicação detalhada do dinheiro do hospital agora”, disse.
Na ocasião, nove conselheiros votaram contra a prestação de contas, inclusive a representação da Associação dos Docentes da Ufam (Adua), que solicitou o registro do voto em ata. “Os demais conselheiros que votaram pela aprovação alegaram estar votando a favor para não prejudicar os contratos já existentes, embora não estivessem convencidos da prestação de contas apresentada pela Unisol”, contou Antônio Neto. A Unisol submeteu ao Consuni a aprovação do termo de Convênio n° 001/2009; do Relatório de Atividades/Prestação de Contas/2011 e do Referendo do novo Estatuto da Unisol. A conselheira Mariomar Lima foi a relatora do processo.
Ata
Além do julgamento do processo 018/2012 da Unisol, foram dados informes, discutida e votada as atas das reuniões realizadas nos dias nos dias 16 de março e 29 de maio deste ano, e julgado outros processos. Entre eles estavam os processos 009/2012 e 010/2012 que tratam, respectivamente, da Propositura de concessão do Título de Doutor Honoris Causa pela Ufam ao professor Elon Lages Lima e ao professor Manfredo Perdigão do Carmo. O relator desses dois processos será o Conselheiro José de Castro Correia.
Fonte: Adua
|