Os 59 reitores das universidades federais brasileiras solicitaram ao Ministério da Educação (MEC) que acelere as negociações com os professores federais que estão em greve. O pedido ocorreu durante o “Seminário Andifes: Avaliação do Ensino Superior”, que ocorreu na última semana, em Brasília (DF). A informação pela reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Márcia Perales, em reunião com integrantes do Comando Local de Greve (CLG), na manhã desta segunda-feira (11).
Durante o encontro, a reitora informou que os presentes no encontro da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) sinalizaram solidariedade à paralisação nacional dos docentes. “Nós, reitores, decidimos esperar a resposta do MEC sobre as próximas datas da negociação para manifestar formalmente nosso apoio à greve. De modo geral, é unânime afirmar que todos reconhecemos a pauta de reivindicação dos docentes”, disse.
Em âmbito local, Márcia Perales reforçou que o diálogo entre os gestores da Ufam e o movimento paredista representa o caráter positivo da paralisação. “Realizar manifestações pacíficas e debater usando bons argumentos, como têm acontecido, é uma forma democrática de se reivindicar“, afirmou.
Fonte: Adua |