O Luta Popular tem desenvolvido uma série de iniciativas para auxiliar moradores/as de ocupações e comunidades a enfrentar a pandemia do novo corona vírus. Neste mês, o movimento lança a “Campanha de Solidariedade Entre as de Baixo” para apoiar grávidas e mães com crianças pequenas no Amazonas e mais quatro Estados brasileiros.
A depender do valor que for arrecadado, o dinheiro será revertido na compra de itens que irão compor os kits com fralda, leite, alimentos e produtos de higiene e cuidados. As doações devem ser feita por meio de deposito bancário na conta com os seguintes dados: Banco do Brasil, agência 4752-X, conta corrente 17850-0, responsável Daniela Almeida Embon, CPF: 318.051.508.20.
Conjuntura
No Brasil, uma a cada três mães são solo. Além disso, muitas vezes mesmo morando junto com a mãe e a criança, o pai não assume a responsabilidade e não participa dos cuidados dos/as filhos/as. A realidade é a sobrecarga das mulheres que cuidam das crianças e ainda das todas as tarefas domésticas, trabalham, estudam, etc.
Mães solo ou não, periféricas, sem-teto na luta por moradia, em sua maioria negras, - que recebem menores que os homens e com condições de trabalho mais precárias - estão enfrentando o aprofundamento da carga de opressão que a sociedade machista, racista e exploradora impõe durante a pandemia. Muitas não conseguiram o auxílio emergencial e as que receberam vivem a dificuldade de sobreviver com esse valor insuficiente.
Outras ações
Ao longo dos últimos meses foram realizadas:
1. Cartilha Popular sobre a Covid-19 para ocupações, favelas e comunidades periféricas;
2. Através de carro de som, foram dados informes sobre a situação do corona vírus e as formas de proteção individual e coletiva, além da denúncia do papel dos governos municipais, estaduais e federal;
3. Colagem de lambes e cartazes com exigências diante da situação;
4. Realização de “foguetaços” e panelaços contra os governos;
5. Realização de um dia de ações de luta e protesto, com colocação de faixas em várias regiões das cidades onde o movimento atua;
6. Desenvolvimento de campanha permanente de solidariedade para coleta de doações a serem revertidas em cestas básicas, kits de higiene e limpeza, aquisição de alimentos do campo para levar para a periferia, etc.
Fonte: ADUA com informações do Luta Popular
|