Professores e alunos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) encerraram a mobilização, realizada nesta quinta-feira (31), com uma passeata da entrada do Campus Universitário até o Complexo Viário Gilberto Mestrinho, no bairro Coroado, na Zona Leste de Manaus. Cerca de 300 pessoas entre professores, alunos e técnicos administrativos da Ufam participaram da manifestação. O objetivo da atividade – que faz parte do calendário oficial da greve por tempo indeterminado, iniciada dia 17 de maio – era chamar à atenção da população para as reivindicações dos docentes e problemas de infraestrutura da Universidade.
Com carro de som, bumbos, apitos e usando nariz de palhaço, os professores fizeram discursos exigindo uma negociação com o governo federal, que suspendeu a reunião agendada com as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) na última segunda-feira (28). “Estamos lutando pela decência! A própria presidente disse em sua campanha que Educação era prioridade, essas palavras estão se voltando contra ela agora, que se recusa a negociar com os professores”, disse o representante do Comando Local de Greve (CLG), professor Alcimar Oliveira.
O ato público político foi marcado também pela forte participação de estudantes da Ufam de diversos cursos como Artes, Pedagogia, Serviço Social, Filosofia, Letras, Ciências Sociais, Geografia, Educação Física e Medicina. Trajando camisetas com os dizeres “Estudantes em greve”, os alunos carregaram faixas e gritavam palavras de ordem no megafone como “Dilma a culpa é sua. Hoje, a aula é na rua”. Os estudantes tomaram o totem localizado em frente o Campus e seguiram em passeata até o Complexo Viário Gilberto Mestrinho, onde finalizaram a manifestação.
Calendário da greve
31/05 (quinta-feira)
15h - Reunião do Comando Local de Greve (CLG);
Ufam/Coari
10h - Reunião da Comissão de Ocupação e Fiscalização, na Sala dos Professres;
17h - Carreata / Motocada, com concentração em frente à Universidade. Roteiro: Estrada Coari-Mamiá, Av. Ribeiro Junior, Av. Gonçalves Lêdo, Av. Marechal Deodoro (até a praça da Igreja Matriz onde será realizado um Manifesto à greve);
01/06 (sexta-feira)
8h30 - "Cinema pela Verdade", com exibição do filme CONDOR, de Roberto Mader, no Auditório Rio Negro/ICHL;
15h - Reunião do Comando Local de Greve (CLG);
18h - Barzinho da Greve, na sede da Adua;
Ufam/Coari
16h - Reunião do Comando Local da Greve, no Auditório Rio Copeá;
18h - Barca da Greve, na área de convivência da unidade acadêmica;
02/06 (sábado)
9h - Projeto Jaraqui, na Praça Heliodoro Balbi (antiga Praça da Polícia).
Fonte: Adua |