A reunião do Conselho Departamental (Condep) de Medicina, realizada na manhã desta quarta-feira (23), se transformou em uma discussão ampliada sobre a greve dos professores federais. O encontro contou a participação do Comando Local de Greve (CLG) e mais 30 pessoas, entre docentes, técnicos e estudantes daquela unidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Dos cincos departamentos de Medicina, o de Clínica Médica já confirmou a adesão à greve a partir de sexta-feira (25).
“Apesar de ter sido improvisada - tivemos, inclusive, que mudar de sala para atender a todos -, foi uma discussão rica com muitos professores reconhecendo a necessidade da paralisação. Isso sinaliza que eles devem apoiar a greve, fato que historicamente é muito difícil no curso de medicina”, disse o presidente da Associação dos Docentes da Ufam (Adua), Antônio Neto.
Durante a reunião, professores de medicina que estavam presentes decidiram realizar uma assembleia setorial para definir a adesão do curso à paralisação. Os docentes irão se reunir na próxima segunda-feira (28), às 9h, na Faculdade de Medicina. Além da reunião dos docentes, será realizada uma Assembleia Geral dos estudantes, às 17h, desta quarta-feira (23).
A principal dúvida apresentada pelos alunos durante a reunião diz respeito ao internato, uma espécie de estágio nos hospitais. “Apoiamos a greve dos professores, mas é necessário que se pense numa alternativa que não prejudique quem já está a 20 dias de entrar no internato, pois são 900 horas de internato e em um ano não tem como repormos essa carga horária”, disse o aluno do 9º período de Medicina, Rodrigo Cardoso.
A diretora executiva do Centro Acadêmico de Medicina, Alexandra Procópio, disse que os alunos precisam analisar a questão a longo prazo. “A greve simboliza que a educação precisa ser melhorada, o centro acadêmico vai apresentar os prós e contras e deixar que os alunos decidam”, disse.
A Faculdade de Medicina é composta por cinco departamentos: Saúde Coletiva, Patologia e Medicina Legal, Saúde Materno-infantil, Clínica Cirúrgica e Clínica Médica.
Fonte: Adua |