Professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) intensificam nesta quinta-feira (19) as ações de mobilização da categoria, com uma panfletagem marcada para iniciar a partir das 08h na entrada do campus universitário. A atividade local segue orientação do calendário do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), que prevê para esta quinta-feira um dia de paralisação em todo o país, em caráter de vigília e em defesa da pauta de negociações específica dos professores.
De acordo com o presidente da Adua, Antônio Neto, o caráter da atividade programada para esta quinta-feira na Ufam é apenas informativo, mas deve ganhar outros desdobramentos até o fim do mês. “Queremos alertar aos demais professores sobre as dificuldades encontradas pelo Sindicato Nacional (Andes-SN) no processo de negociação com o governo, em atenção às reivindicações da categoria, a principal dela é a constituição da carreira federal”, disse.
Assembleia Geral em seguida
Após a panfletagem, os professores seguem para a sede da Associação dos Docentes da Ufam (Adua), onde, a partir das 10h, deve ocorrer mais uma Assembleia Geral (AG). O principal ponto da reunião é o indicativo de greve nacional da categoria para o dia 15 de maio. Entram ainda na pauta dos docentes a discussão e votação do regimento eleitoral da Adua, os encaminhamentos da eleição do Andes e também os informes de outros sindicatos locais e nacionais que fazem parte da base de mobilização articulada.
Durante a AG, a categoria deve discutir a formação de uma pauta específica local de reivindicação, hierarquizada desde o eixo da Carreira Federal, em discussão com o governo. “Nesse momento precisamos do máximo de apoio e ativa participação de todos os professores, pois as medidas tomadas pelo governo vão impactar na vida de todos os docentes”, acrescentou.
Para imprimir mais força ao movimento local, a Adua propõe a criação de um Comando de Mobilização, com objetivo de articular a integração dos professores de todas as unidades acadêmicas da Ufam, inclusive as que estão localizadas fora da capital. Esse mesmo Comando ficará responsável por organizar a atividade local do Dia Nacional de Paralisação dos Servidores Públicos Federais, previsto para 25 de abril. “A ideia é fomentar a paralisação da Universidade, conjuntamente com estudantes e técnicos-administrativos, culminando com mais uma AG”, explicou.
19 de abril
Neste dia, o Sindicato Nacional se reúne novamente com representantes do governo e demais entidades do setor da educação, para dar continuidade ao trabalho do grupo de trabalho (GT) que trata a reestruturação do plano de carreira dos professores federais.
Uma nova reunião do setor das Ifes está agendada nos dias 21 e 22 para discutir os desdobramentos das negociações no GT Carreira e traçar as próximas ações. Neste encontro a Adua será representada pelo 2º tesoureiro da entidade, professor Luiz Fábio Paiva.
Fonte: Adua |