O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) decretou o fim dos Programas de Bolsas de Iniciação Científica (Pibics) nas áreas de Humanidades, Artes e Ciências Sociais, restringindo o programa ao que consideram “tecnologias prioritárias” do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Conforme informação publicada no site oficial do CNPq na quinta-feira (23), as áreas de tecnologias prioritárias foram definidas pelo MCTIC por meio das Portarias nº 1.122, de 19 de março e nº 1.329 de 27 de março. “A aderência a essas áreas deve ser explicitamente apresentada no texto do projeto submetido no âmbito do edital interno”, afirma o Conselho.
No texto, CNPq diz ainda que serão considerados “prioritários” os projetos de pesquisa básica, humanidades e ciências sociais que contribuam, em algum grau, para o desenvolvimento das Áreas de Tecnologias Prioritárias.
Entre as chamadas áreas prioritárias do governo estão: tecnologias estratégicas (espacial; nuclear; cibernética; e segurança pública e de fronteira); tecnologias habilitadoras (inteligência artificial; internet das coisas; materiais avançados; biotecnologia; e nanotecnologia) e tecnologias de produção (indústria; agronegócio; comunicações; infraestrutura; e serviços).
Fonte: ADUA-SSind. com informações do CNPq
|