Conselheiros do Conselho Estadual de Saúde do Amazonas (CES/AM), órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado emitiram uma Carta à população e ao Governo sobre a situação atual da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Entre outras questões, os integrantes do Conselho defendem que a população e o Governo do Estado sigam estritamente as recomendações da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) referente ao distanciamento social ampliado, medidas de prevenção e demais recomendações com os cuidados à sua saúde.
Os conselheiros também defendem que o Governo do Amazonas disponibilize equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC), capacitação e treinamento a todos os trabalhadores e as trabalhadoras da Saúde, de limpeza e de apoio, envolvidos no atendimento aos pacientes com covid-19, na capital e interior do Estado.
Outra recomendação dos integrantes do CES/AM é que o Governo do Estado amplie com urgência a distribuição dos kits de teste rápido às unidades de saúde de atendimento de referência aos casos suspeitos do corona vírus. Os conselheiros ressaltam para a inclusão das unidades de saúde de Manaus, uma vez que até agora os testes foram distribuídos apenas às unidades do estado (Susam) para realização da testagem de todos os trabalhadores e trabalhadoras da Saúde, limpeza e apoio que atuam no combate à pandemia.
Leia o documento assinado pelos conselheiros na íntegra
Foto: Agência Brasil
|