Em tempo de pandemia de coronavírus (Covid-19), professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Manaus e Itacoatiara têm produzido álcool gel e realizado a doação do material. O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) foi uma das instituições a receber o produto, que não tem sido encontrado no comércio formal devido à alta demanda.
Na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) em Manaus, uma equipe composta pelo professor Antonio Batista, uma farmacêutica e dois técnicos já produziram cerca de 100 quilos de álcool em gel. Além do HUGV, também receberam a doação do material o Centro do Idoso, servidores da Ufam com familiares idosos em casa e um projeto social do bairro Educandos.
Uma das dificuldades na produção é a carência do componente carbopol 940, utilizado para dar viscosidade ao álcool em gel. “As pessoas não acham porque não tem matéria-prima, que é importada da Europa, da Índia ou da China, que é hoje o maior produtor de carbopol do mundo. Como acabou o estoque no Brasil, estamos esperando chegar”, explicou o professor Antonio Batista.
Além da falta de insumos, a produção tem enfrentado dificuldades com o envasamento do álcool em gel. “A maior força braçal que a gente precisa é no envasamento do produto porque é viscoso e há dificuldade de envasar em frascos normais de gel, o ideal seria que a gente tivesse máquina de envase, mas como não temos fazemos tudo manual”, comentou o docente acrescentando que em geral a produção no laboratório da FCF é feita apenas em pequena escala na disciplina de Farmacotécnica.
Itacoatiara
Docentes e técnicos do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da Ufam, em Itacoatiara, também fabricado álcool em gel com a intenção de conter as transmissões do Covid-19. Segundo informações da Ufam, o instituto tem produzido e distribuído o material que é entregue aos técnicos da prefeitura do município, além de diluído o álcool para uso na higienização dos ambientes nas unidades de saúde.
“Do ponto de vista social, a Universidade engaja-se numa luta que é de toda a sociedade, a Ufam contribui com orientações e também na fabricação de materiais básicos necessários para conter o avanço da doença na cidade, a fabricação de álcool em gel no Instituto é uma forma de ajudar a sociedade com um produto que está em falta no mercado”, disse o responsável pela fabricação do álcool em gel no Icet/Ufam, professor Flávio Nogueira da Costa.
Fontes: ADUA e UFAM
|