Instituído pelas portarias GR nº 453 e 466 de 05 de março de 2020 e recomposto pela portaria nº 646, de 19 de março de 2020, o Comitê Interno de Enfrentamento do Surto Epidemiológico de Coronavírus possui caráter educativo e consultivo, a fim de subsidiar as decisões da reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) diante da pandemia do Coronavírus.
Entre as atribuições do Comitê estão orientar a comunidade acadêmica sobre as práticas de prevenção do vírus e informar sobre os procedimentos administrativos a serem tomados nos casos de servidores e discentes oriundos de locais onde existam casos confirmados e transmissão sustentada e, ainda, que sejam casos confirmados da doença.
É papel do Comitê também orientar sobre os procedimentos básicos a serem adotados para a manutenção das atividades da instituição no período atual da pandemia, respeitadas as individualidades de cada unidade; registrar e contabilizar os casos confirmados em servidores e discentes; e emitir parecer sempre que solicitado, com relação as situações apresentadas pela comunidade acadêmica, a fim de subsidiar a decisão do reitor.
Na Nota Técnica nº 001/2020, emitida no dia 17 de março de 2020, o Comitê divulgou 15 orientações a serem aplicadas na Universidade para evitar a propagação do Covid-19 entre membros da comunidade acadêmica. Uma das recomendações é que “os membros da comunidade universitária (docentes, discentes e técnico-administrativos), que retornarem do cumprimento de atividades institucionais ou não, de locais onde já existe transmissão sustentada de Covid-19, mesmo com ausência de sintomas, deverão permanecer em monitoramento domiciliar por um período de 14 dias, devendo comunicar à chefia imediata, para o cumprimento dos trâmites legais”.
Capacitação
Nesta segunda-feira (23), o Comitê iniciou uma série de capacitações online sobre a Covid-19. As capacitações são voltadas para os médicos da atenção primária dos municípios onde a Ufam possui Unidade Acadêmica (Coari, Parintins, Benjamin Constant, Humaitá e Itacoatiara).
Conforme informações da Ufam, o primeiro município a contar com a capacitação foi Humaitá. Na quarta-feira (25), os médicos de Parintins irão receber as orientações. As capacitações com os demais municípios, segundo a Universidade, serão agendadas no decorrer desta semana.
Fonte: ADUA-SSind. com informações da UFAM
|