Data: 02/09/2019
O vice-diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), do Rio de Janeiro, Maurício Saldanha Motta, foi exonerado do cargo. A decisão, assinada pelo diretor interino da instituição, Maurício Aires Vieira, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (30).
Em abril, Motta foi eleito para a direção do Cefet. A chapa obteve pouco mais de 40 votos de vantagem sobre o segundo colocado, Sérgio Roberto de Araújo, que contestou o resultado. O Ministério da Educação (MEC) decidiu, então, nomear o interino.
Vieira justificou a exoneração do vice afirmando que "o diretor pro tempore tem a prerrogativa de formar sua equipe mesmo que sendo em um período de curto tempo, com a finalidade da manutenção dos trabalhos."
Em nota, o Ministério da Educação (MEC) informou que, para assegurar a imparcialidade, Vieira irá nomear um vice-diretor de dentro da comunidade do Cefet que tenha perfil técnico e que não tenha concorrido no último processo eleitoral.
Na sexta-feira, foram colocadas grades internas no entorno da sala da direção onde aconteceria uma reunião do Conselho Diretor. Por duas ocasiões, os alunos da instituição fizeram manifestações contra a decisão do MEC, impedindo o diretor temporário de entrar na sala.
Fonte: O Globo com edição da ADUA-SSind.
|