Data: 29/08/2019
Após o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) suspender, no último dia 15, a indicação de bolsistas por falta de recursos, mais de 100 entidades científicas e acadêmicas brasileiras se uniram na mobilização #somostodosCNPq, criada a partir de um abaixo-assinado na plataforma Change.org. O déficit no orçamento do Conselho em 2019 chega a R$ 330 milhões.
A campanha recebeu mais de 879 mil assinaturas em 10 dias. A extinção do CNPq seria uma “tragédia”, conforme o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), idealizador e líder da campanha, Ildeu de Castro Moreira.
“Décadas de avanços e importantes resultados nos mais diversos campos da atividade econômica, a extinção do conselho significaria uma tragédia, o CNPq é fundamental para a ciência brasileira. A nossa estratégia é atuar junto aos parlamentares de todos os partidos, da comissão mista de orçamento, ao presidente da Câmara e do Senado, às comissões de Ciência e Tecnologia das duas casas para reverter, e convencer os parlamentares a nos ajudar a resolver a questão junto ao governo”, declarou.
Imagem: Lucas Silva
Fonte: Carta Capital com edição da ADUA-SSind.
|