Recebemos com surpresa o anúncio de que o vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), professor Jacob Cohen, foi contaminado pelo novo coronavírus (COVID-19). Folgamos em saber que ele se encontra em recuperação e desejamos que o restabelecimento de sua saúde seja o mais rápido possível.
Todavia, a Direção da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA) pontua a insuficiência da nota oficial da Universidade, divulgada hoje (17 de março), sobre o teste positivo para o coronavírus no professor Cohen.
Consideramos que é necessário explicar à comunidade acadêmica e aos cidadãos de Parintins - onde o vice-reitor esteve recentemente - sobre os protocolos de cuidados e de monitoramento que foram adotados diante deste caso. Os moradores do município têm compartilhado notícias de blogs locais que dão conta de uma Jornada de Oftalmologia, da qual participou o professor Cohen, que não teria atentado aos procedimentos recomendados pela OMS para a contenção da proliferação do COVID-19. Em tempos de fake news, é preciso que isto seja prontamente esclarecido.
Além disso, convém observar que gestores públicos, equipes de chefes de Estado, turistas e outros segmentos que percorrem o planeta de um ponto ao outro são vetores de transmissão do coronavírus. Diante disso, faz-se necessário que seja melhor detalhado o monitoramento do caso envolvendo o vice-reitor, posto que, na condição de administrador da Universidade, ele pode ter mantido contato com servidores de diversas instâncias administrativas.
Esclarecer esse elemento é fundamental para garantia de uma política de saúde que considere que um conjunto significativo de docentes e técnicos-administrativos de nossa instituição compõe os grupos de riscos definidos pela OMS.
Face ao exposto, solicitamos ao magnífico reitor, Sylvio Puga, a publicação de uma nota mais detalhada, que explique as medidas de controle e monitoramento envolvendo o caso em questão e que atenderá, assim, aos termos da Nota Técnica 001/2020, que versa sobre as proposições para o enfrentamento da epidemia na UFAM, publicada hoje pelo Comitê Interno de Enfrentamento da Epidemia.
Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas
17 de março de 2020
|