Data: 31/07/2019
A Secretaria de Educação Superior (SESu), do Ministério da Educação (MEC), encaminhou as medidas que o Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras (Future-SE) busca implementar. A apreciação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, inclusive na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), já está sendo feita. As considerações dos reitores dos IFES e IEES/IMES devem ser encaminhadas até o dia 7 de agosto. Em Assembleia Geral (AG) realizada no último dia 25, os docentes da Ufam decidiram, por unanimidade, posicionamento contrário à totalidade do PL.
A comunidade universitária está mobilizando-se em todo o país, inúmeros debates, assembleias e atos estão ocorrendo e sendo programados em todo o Brasil. No último dia 25 de julho, em Assembleia Geral, a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA-SSind) decidiu em unanimidade apoiar e participar da Greve Geral do dia 13 de agosto.
A 2ª secretária do ANDES-SN, Jacqueline Lima, destacou que desde o anúncio da intenção do governo em apresentar o programa, a comunidade universitária está se mobilizando para manifestar o posicionamento contrário. “O ápice será a greve nacional da educação, agendada para 13 de agosto, O Future-se para nós representa um ataque à autonomia universitária e uma proposta clara de desmonte e privatização das universidades, não só no contexto da questão de contratação de docentes e técnicos-administrativos, mas também uma forma, inclusive, das instituições federais serem subordinadas a empresas e a entidade, que querem lucrar com a produção do conhecimento na universidade pública”, declarou.
Fonte: ANDES-SN com edição da ADUA |