O Rio de Janeiro é a cidade que vai acolher a próxima edição do Congresso do Sindicato dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). A candidatura da capital fluminense foi aprovada pelos delegados do 31º Congresso da entidade, na noite desta quinta-feira (19), durante votação do texto de resolução 19, que trata sobre a sede do evento.
“Todos conhecem a cidade por conta dos megaeventos esportivos que estão para acontecer, por conta das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e do Carnaval. Mas queremos mostrar que a cidade do Rio de Janeiro é também um cenário de luta por justiça, de defesa do pensamento crítico por uma educação pública e de qualidade”, defendeu o vice-presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Adufrj-Ssind), professor Luis Eduardo Acosta, no ato de apresentação da candidatura.
Acosta fez ainda uma provocação relacionada à luta em defesa da retomada da antiga casa de shows Canecão: “Quem sabe realizamos nosso próximo congresso no ex-Canecão para reafirmar a luta do movimento docente em defesa da cultura popular”.
A ‘cidade maravilhosa’ já abrigou o 20º Congresso, em 2001, organizado pela Associação Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Asduerj). Na capital também foram realizados outros dois Congressos Extraordinários consecutivos, realizados em 1987 e 1988.
Fonte: Adua, com informações da Aduffrj |