Durante a abertura do 31º Congresso do ANDES-SN foi lançada oficialmente a 49ªedição da revista “Universidade e Sociedade”, editada pelo Sindicato Nacional. O tema central desta edição é “Ciência & Tecnologia, autonomia universitária e Trabalho Docente”. A apresentação do número foi feita pelos diretores do ANDES-SN Arley José Silveira da Costa, Laura Souza Fonseca e Sônia Lúcio, que compõem a editoria executiva dessa edição.
Na sua fala, Laura falou sobre os artigos da edição e citou um texto de Bertold Brecth, no qual ele defende que o sentido da ciência é aliviar a miséria humana. “Este é um esforço que a revista vem fazendo. Os artigos escolhidos caminham nesse sentido”, afirmou.
Sônia Lúcio relatou o esforço do ANDES-SN de aumentar a abrangência da revista. “Saímos de 1.700 para 5 mil exemplares e temos mantido o esforço de distribuí-la em eventos acadêmicos, como o Congresso da Anped, realizado no final do ano passado”, contou. Ela destacou também o ensaio fotográfico sobre as instalações físicas das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) ampliadas recentemente pelo Reuni, de autoria do jornalista Fritz Nunes da Sedufsm – Seção Sindical, e lembrou ainda que a capa lilás da edição 49 da Revista faz alusão ao I Seminário Nacional de Mulheres, promovido pelo ANDES-SN em meados de 2011.
Já Arley Costa comunicou aos presentes que a edição 49 era a última no atual formato. “Vamos mudar tudo para o próximo número, da diagramação à forma de distribuição”, avisou. A partir da edição 50, a revista Universidade e Sociedade também ficará disponível em formato digital, além do tradicional suporte de papel.
Revista Classe
Também foi lançada durante a abertura do 31º Congresso, a revista Classe, editada pela Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense (Aduff - Seção Sindical). A edição traz como tema os megaeventos. “Espero que vocês leiam, gostem e façam suas críticas e sugestões”, afirmou o vice-presidente da Aduff, Juarez Duayer.
Fonte: Andes-SN
|