O movimento dos “indignados”, que teve início na Espanha e deu o tom de vários protestos ao redor do mundo desde então, agora tem mais um registro audiovisual importante: o documentário “Docu#Indignados: do 15-M ao 20-N”. O filme foi produzido pelo advogado Josep Jover e está disponível na Internet através do site www.docuindignados.com.
Fonte: TecnoArteNews
Em “Docu#Indignados: do 15-M ao 20-N”, advogados, filósofos, estudantes e artistas são ouvidos, cada um apresentando sua análise do movimento que se estende desde maio desse ano. As datas que compõem o título remetem, respectivamente, ao início dos protestos na Espanha e ao dia das eleições gerais no país. As imagens vistas em “Docu#Indignados: do 15-M ao 20-N” acompanham desde o início da onda de protestos e segue até meados de setembro. Nesse interim, o filme retrata desde as agressões policiais contra os manifestantes em Barcelona e Madrid, passando pelas enormes ordas de indivíduos em manifestações pacíficas.
O diretor do documentário, Antoni Verdaguer, afirma que o filme é, ao mesmo tempo, televisivo e independente. A razão disso é o fato de “Docu#Indignados: do 15-M ao 20-N” retratar um assunto que vem sendo acompanhado por jornais ao redor do mundo, mas que não contou com nenhum apoio para ser abordado enquanto documentário.
Veja abaixo uma prévia do documentário disponibilizado no Video:
clip 1 INDIGNADOS from naopospo on Vimeo.
clip 1 INDIGNADOS from naopospo on Vimeo.
Fonte: Adua
|