Os trabalhadores de Manaus também aderiram ao “Dia Nacional de Luta Contra as Demissões e por Estabilidade no Emprego!” e na tarde da próxima segunda-feira (30/03) promovem manifestação no Centro da cidade, acompanhando ato que deverá ser realizado em outras cidades do país.
Na capital do Amazonas, a manifestação será realizada a partir da mobilização da Associação dos Docentes da Ufam (Adua), Regional Norte 1 do Andes-SN, Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado do Amazonas (Sintec-AM) e Central Única de Trabalhadores (CUT), entre outros.
O Dia Nacional de Manifestações é um dia escolhido pela Conlutas, Cut, Força Sindical, CTB, UGT, CGTB, Nova Central Intersindical, e outras entidades sindicais e populares, entre elas, o MST e o MTST, para convocar os trabalhadores e a população para esta grande e unificada jornada de mobilização, de acordo com nota publicada no site do Conlutas (www.conlutas.org.br).
Para os sindicatos e centrais de trabalhadores, esta crise é a mais grave dos últimos 80 anos. As grandes economias do planeta estão afetadas: Estados Unidos, Japão, China e Europa. No Brasil, já temos quase 1 milhão de trabalhadores desempregados desde o início da crise. As mesmas entidades defendem que, por isso, além de 30 de março, é preciso avançar em um calendário de lutas. É necessário marcar uma data de paralisação nacional contra as demissões.
Em Manaus, haverá uma concentração de manifestantes na Praça da Polícia e, às 17h, sairá uma passeata que irá até a Praça da Matriz (próximo ao Relógio Municipal). |