Data: 18/02/2019
A Frente Nacional Escola Sem Mordaça realizou, na quinta-feira (14), a primeira reunião no ano, na sede do ANDES-SN, em Brasília (DF). O objetivo do encontro foi rearticular a Frente para combater o projeto “Escola Sem Partido” em 2019. O Projeto de Lei (PL) 7180/2014, que tratava do tema, foi arquivado no final do ano passado, mas o projeto semelhante (PL 246/19) foi apresentado recentemente no Congresso Nacional. Além disso, há vários projetos sobre o “Escola Sem Partido” que tramitam em assembleias legislativas e câmaras municipais.
Na pauta da reunião estiveram também temas como a remodelação do site e da identidade visual da Frente, além da organização de um evento nacional. Participaram entidades e movimentos que compõem a Frente, como ANDES-SN, Sinasefe, Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II (Sindscope), Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet) e Movimento Educação Democrática.
A reunião iniciou com uma análise de conjuntura, que subsidiou os debates. Foi apresentado um formato do site da Frente com nova identidade visual e um mapeamento de projetos de lei, estaduais e municipais, sobre o “Escola Sem Partido” que tramitam Brasil afora. A pesquisa está sendo realizada pelo professor Fernando Penna, da Universidade Federal Fluminense (UFF), com a colaboração de duas estudantes. A partir dos dados apresentados serão elaborados outros materiais para divulgação.
A reunião encaminhou a organização de um evento nacional da Frente, ainda sem data definida. O objetivo é propiciar momentos de discussão, com relato sobre as perseguições sofridas pelos professores, além de debates sobre a organização do enfrentamento à censura. Na oportunidade, serão apresentados os materiais produzidos pela Frente.
A próxima reunião da Frente foi agendada para o dia 19 de março, às 9h, na sede do ANDES-SN em Brasília (DF).
Imagem: Agência Brasil
Fonte: ANDES-SN
|