O Comando de Mobilização da ADUA-Seção Sindical do ANDES-SN (CLA) e o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam) se reuniram, na tarde de quinta-feira (27), na sala de reunião da reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com o reitor Sylvio Puga, para apresentar as preocupações das entidades referentes à falta de professores e professoras neste início de período letivo; as restrições orçamentárias e os ataques à democracia por parte do governo federal.
Durante a audiência, solicitada pelo CLA e o Sintesam na semana anterior ao carnaval, o reitor fez uma explanação da situação das Instituições de Ensino Superior (IES) e os diferentes posicionamentos na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
A outra preocupação explicitada pelo Comando de Mobilização foi a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020 com cortes no custeio (outras despesas correntes) na ordem de 43,2% em relação à LOA de 2019. O reitor se comprometeu a dar uma resposta até o dia 3 de março de 2020, quando os estudos da administração estiverem prontos, e chamar as entidades para apresentar a situação. Comprometeu-se também a manter o diálogo com o Comando de Mobilização, defender a Ufam e garantir as condições necessárias ao seu funcionamento. Finalmente, o reitor assinalou que a Administração Superior quer garantir o início das aulas.
Comando de Mobilização da ADUA-Seção Sindical do ANDES-SN
27 de Fevereiro de 2020
|