Data: 01/02/2019
A Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas (Solidaires), organização da qual a CSP-Conlutas faz parte, junto com as centrais sindicais CGT e CNT-SO, estão convocando um Dia Nacional de Lutas, Mobilização e Greves para o próximo 05 de fevereiro na França. As Assembleias dos Coletes Amarelos anunciaram sua participação nestas manifestações. É um marco muito importante para avançar neste período de lutas na França, que foi iniciada pelos coletes amarelos e que agora atinge o conjunto da classe trabalhadora.
A Rede Solidaires está propondo, com apoio da CSP-Conlutas, o engajamentyo em uma ampla solidariedade internacional que amplifique a mobilização. Uma das propostas é a a concentração no dia 05, em todos os Estados, em frente aos consulados e às embaixadas da França, em apoio a greve e contra Macron.
Leia Moção de Solidariedade da CSP-Conlutas
Moção de Solidariedade à luta dos coletes amarelos e dos trabalhadores franceses! Todo apoio a greve geral do dia 05!
Desde novembro de 2018, a partir da mobilização e luta dos coletes amarelos, cresce a insatisfação e revolta contra governo de Emanuelle Macron na França. A cada dia a mobilização continua mais forte, mesmo tendo que enfrentar violência policial, prisões em massa e condenação de manifestantes por estarem na luta.
Essa raiva social dos coletes amarelos é legítima pois as classes sociais mais precárias e mais pobres da sociedade não aguentam mais. O povo de baixo se rebela, não quer baixar a cabeça, quer se libertar da exploração e da pobreza.
A luta dos trabalhadores franceses dará mais um importante passo em 05 de fevereiro próximo. A central francesa União Sindical Solidaires convocou para esta data, junto com outras entidades sindicais como a CGT e a CNT-SO, um dia de mobilização e greve. As Assembleias dos Coletes Amarelos anunciaram sua adesão e participação unitária nas manifestações do dia 05.
A Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas (Solidaires), organização da qual a CSP-Conlutas faz parte, apoia incondicionalmente esta revolta popular desde o início do movimento, exatamente por compartilhar com as reivindicações por mais justiça social. A Rede e a CSP-Conlutas tem claro que a unidade na luta é fundamental para que os movimentos que exigem direitos e dignidade para os trabalhadores ganhem força e sejam vitoriosos.
A(O) ENTIDADE/SINDICATO/MOVIMENTO se solidariza com a luta dos trabalhadores franceses contra Macron e a sua política de austeridade.
- Todo apoio aos trabalhadores e trabalhadoras na França!
- Solidariedade à luta dos Coletes Amarelos!
- Todo apoio ao 05/02, dia nacional de mobilização e greves das trabalhadoras e trabalhadores contra os planos de precarização, fome e austeridade do governo Macron.
- Trabalhadoras e trabalhadores unidos contra Macron! A luta da classe é internacional!
Foto: Guillaume Horcajuelo/EFE
Fonte: CSP-Conlutas |