Presidente do Andes-SN (de branco, ao centro) declara solidariedade aos policiais e familiares.
Os professores das seções sindicais da Regional Norte 1, do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), abriram um espaço durante encontro regional em Boa Vista para visitar as instalações dos policiais e bombeiros militares de Roraima.
Na ocasião do 1º Encontro Regional do Andes-SN Norte 1, realizado nos dias 2 e 3 de abril na Universidade Federal de Roraima, os policiais e bombeiros militares haviam paralisado suas atividades no Estado. Eles exigem do governador Anchieta Júnior (PSDB) o atendimento de reivindicações salariais (reajuste de 47%) e condições dignas de trabalho.
A Associação dos Policiais e Bombeiros Militares de Roraima (APBM/RR) e a Associação dos Familiares e Amigos dos Policiais e Bombeiros Militares de Roraima (AFAPM/RR) aguardavam decisão do governo acampados no Comando de Policiamento da Capital. Também estavam lá alojados com suas famílias, em apoio à manifestação dos policiais, militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), indígenas da tribo Macuxi, entre outros movimentos.
O presidente do Andes-SN, Ciro Correia, em nome dos docentes das seções sindicais, declarou seu apoio às associações. “Entendemos que essa reivindicação é um direito dos cidadãos pela exigência de uma segurança pública de qualidade”, disse. As associações manifestantes pediram ajuda para difundir as condições de trabalho que os docentes encontraram nas instalações. De acordo com eles, a imprensa local divulga informações parciais, e até manipuladas, à população roraimense.
Durante encerramento do Encontro Regional, os professores leram uma nota de apoio aos policiais e seus familiares. Na nota, os docentes afirmam a justeza das reivindicações e asseveram contra qualquer forma de punição ou retaliação que os manifestantes podem sofrer por conta da greve.
Leia abaixo a nota de apoio na íntegra:
|