Data: 16/01/2019
O Maranhão já realizou a reunião preparatória para o III Encontro Nacional de Educação (ENE). Realizado em São Luís, em novembro de 2018, o encontro teve como programação debates e mesas para tratar sobre o “financiamento da educação no país” e o “direito à educação infantil e a condição feminina”. Também foram abordados alguns eixos temáticos como Conhecimento, Currículo e Avaliação, entre outros.
O prazo final é dia 31 de março para a realização dos encontros preparatórios do III ENE no Estados. O evento está previsto para o mês de abril. A terceira edição do encontro terá como tema “Por um projeto classista e democrático de educação” e será realizada em Brasília (DF). Os encontros preparatórios podem ser municipais, estaduais ou regionais.
Em agosto foi realizado o encontro estadual do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, com o objetivo de subsidiar tantos os docentes quanto estudantes e trabalhadores para o debate no Encontro Nacional.
No Paraná, o encontro regional do Oeste, foi realizado na cidade de Marechal Rondon, com o objetivo de fortalecer a luta em defesa da educação pública no âmbito local. Reinserir na pauta de luta a defesa da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) na atual conjuntura foi um dos principais objetivos, então foi realizada a mesa “Educação e Integração”, com a participação de Geranilde Costa, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), de Patricia Mechi e Andreia Moassab pela da Seção Sindical do ANDES-SN na Unila (Sesunila-SSind) e da estudante da Unila, Marian Leguizamón.
O ENE além de construir uma proposta classista de educação, também debaterá a resistência aos ataques à educação. Teves suas primeiras e segunda edições no Rio de Janeiro e Brasília, respectivamente.
Fonte: ANDES-SN
|