Data: 04/01/2019
O ANDES-SN divulgou, nesta quinta-feira (3), o Relatório Final do Grupo de Trabalho das Instituições de Ensino Superior públicas (GT-IES), criado pela Presidência da Câmara dos Deputados. O documento sistematiza os trabalhos realizados pelo GT, que teve como finalidade avaliar desafios e a propor agenda para as IES. O texto apresenta diagnóstico e análise de aspectos específicos vinculados à educação superior pública.
Entre os temas da análise estão: o passivo de obras inacabadas vinculadas ao Reuni; o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes); ajustes no Sistema de Seleção Unificada (SiSU); mitigação das desigualdades regionais e promoção da inovação tecnológica; acessibilidade e altas habilidades de estudantes; impactos das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos superiores nas IES públicas e desafios orçamentário-financeiros para as IES públicas. O documento traz, ainda, propostas e sugestões de encaminhamentos.
O relatório teve como coordenador o professor Roberto Salles, da Universidade Federal Fluminense (UFF); como vice-coordenadora a docente Josiani Julião de Oliveira, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e como relator o professor Sérgio Mendonça, da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Confira o relatório na íntegra
Foto: Abruem/Reprodução
Fonte: ADUA-SSind.
Com informações do ANDES-SN |