Por intermédio de uma nota enviada pelo Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) às seções sindicais, na última sexta-feira, 8, a Adua recebeu a informação de que o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) teria feito uma proposta de conciliação de ambos os sindicatos.
Conforme a nota, em audiência realizada no dia 7 de maio de 2009, o Andes teria sugerido que ambas as entidades adquirissem o registro sindical, que seria concedido em virtude de acordo pelo Ministério do Trabalho. No entanto, a nota do Proifes, que pode ser lida na íntegra em seu site, se trata de uma manipulação irresponsável dos fatos.
No dia seguinte ao envio do texto pelo Proifes, o Andes se manifestou por meio de outra nota em sua página na internet. A diretoria do sindicato afirma que a conversa entre os advogados em audiência foi transmitida pelo Proifes de forma desviada e distorcida, e que “diante das provas incorporadas ao processo a demonstrar a farsa que foi a pretensa assembleia de criação do Proifes-Sindicato em 06/09/2008 e para o agora documentado inequívoco conflito de interesses envolvendo o presidente do Proifes e órgãos do Governo Federal é que, para a Diretoria do ANDES-SN não existe qualquer possibilidade de acordo ou conciliação”. |