Os últimos anos têm sido marcados por perda de direitos para a classe trabalhadora, especialmente com a reforma trabalhista, a terceirização das atividades fins, a redução dos serviços de saúde e educação através da Emenda do "Fim do Mundo" (EC 95), além da repressão aos movimentos sociais e aos movimentos indígenas e as privatizações indiscriminadas do patrimônio construído ao longo de muitas décadas pelo povo brasileiro como a Petrobras.
A chegada ao governo de Bolsonaro e de forças neoliberais e reacionárias aprofundou os ataques ao(à) trabalhador(a), em especial ao(à) servidor(a) público(a) em 2019, com a reforma da previdência a nível federal e a sua aprovação por parte dos Estados brasileiros.
E 2020 não será diferente, pois os ataques aos direitos do(a) trabalhador(a) e, em especial, aos serviços públicos e aos(às) servidores(as) públicos(as) continuarão através de novos cortes de direitos, com a proposta do Pacto Federativo (PEC 188/2019), que retira a obrigação de investir em saúde, educação e programas de renda; a Proposta da Emenda Constitucional “Emergencial” (PEC 186/2019), que vai paralisar promoções e progressões das carreiras do serviço público e que propõe o corte de 25% nos salários; a Reforma Administrativa, que, dentre outras coisas, acaba com a estabilidade e abre caminho para botar milhares de servidores públicos federais, estaduais e municipais no olho da rua por perseguição política.
É nesse contexto e para combater as privatizações e o desmonte dos serviços públicos que os abaixo assinantes conclamam os sindicatos e associações de servidores públicos federais, estaduais e municipais, e as centrais sindicais a construírem o Fórum Estadual de Servidores Públicos do Amazonas, para montarmos uma agenda de lutas contra os ataques dos governos federal, estadual e municipal. A reunião será realizada no auditório da ADUA-Seção Sindical do ANDES-SN, no Campus Universitário da UFAM, na Av. Gen. Rodrigo Octávio 6200, Coroado I (ao lado da TV UFAM), na quinta-feira (20 de fevereiro), às 17h.
Sindsep, Sinasefe, Sinteam,, Sitraam e ADUA-Seção Sindical do ANDES-SN
|