Data: 18/10/2018
Pelo desenvolvimento científico ético e comprometido, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Amazonas irá lançar a “Carta das Ciências do Amazonas” na próxima sexta-feira (19), em Manaus. Produzido pela comunidade científica e membros da sociedade civil organizada durante Reunião Aberta “Qual o futuro da ciência no Amazonas?”, o documentado foi fomentado com o intuito de ser apresentado aos candidatos ao legislativo e executivo nas eleições de 2018 e de pressionar os candidatos eleitos.
O lançamento da Carta irá ocorrer durante o evento “30 anos de Constituição Federal: Uma conquista necessária para o futuro democrático no Brasil”, às 18h, no Museu da Amazônia (Musa), no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus. O debate é uma chamada da SBPC nacional, que completou 70 anos em 2018.
A Reunião Aberta “Qual o Futuro da Ciência no Amazonas” foi realizada no dia 14 de junho deste ano, na capital amazonense, além de seminários em Parintins e Tabatinga. Cada uma dessas cidades apresentou uma carta, a partir das discussões realizadas localmente. As reuniões congregaram movimentos sociais, ONGs, representantes de instituições de pesquisa do Estado, universidades, professores, amigos da ciência, movimentos sociais e representações indígenas.
Durante esses encontros, foram realizados mesas redondas e discussões em Grupos de Trabalhos (GTs), que culminaram com a produção da “Carta das Ciências do Amazonas” com cinco principais recomendações:
1. 1. Priorização da ciência no plano de governo do Estado do Amazonas;
2. 2. Fortalecimento do acesso à ciência na educação de base;
3. 3. Expansão da divulgação da ciência;
4. 4. Ciência como subsídio para fortalecimento de políticas públicas;
5. 5. Desenvolvimento tecnológico e inovação em sociobiodiversidade.
Confira a Carta na íntegra aqui.
Foto: Fernanda Farias/Ascom Inpa
Fonte: ADUA |