Data: 27/09/2018
Os docentes interessados em colaborar com a Revista Universidade & Sociedade, publicação semestral do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), têm até o dia 5 de outubro deste ano, para enviar os artigos para o e-mail andesregsp@uol.com.br. O prazo havia encerrado, no último dia 21, mas foi prorrogado devido a grande demanda recebida pela Comissão Editorial da Revista U&S.
O tema central do número 63 da publicação será “A Reforma de Córdoba: permanências e rupturas nas lutas pela educação pública e gratuita”. Ao deliberar pela temática, a diretoria do Sindicato Nacional destaca que “pensar e construir uma universidade a partir da América Latina era um dos desafios que o movimento estudantil de Córdoba, na Argentina, defendeu em seu manifesto de 21 de junho de 1918”.
A chamada “Reforma de Córdoba” é até hoje considerada um marco na história das universidades latino-americanas em virtude da defesa e da elaboração de um modelo institucional com identidade própria e que se apartasse do modelo tradicional europeu, que chegou ao solo americano ainda no período colonial e, portanto, marcado por polêmicas.
A edição de nº 63 será lançada durante o 38º Congresso do ANDES-SN, que ocorrerá de 28 de janeiro a 2 de fevereiro de 2019, em Belém (PA). Os artigos devem obedecer à normatização.
Além dos artigos temáticos, também são aceitos artigos sobre questões da educação superior brasileira tais como: estrutura das universidades, sistemas de ensino, relação entre universidade e sociedade, política universitária, política educacional, condições de trabalho, questões de cultura, artes, ciência e tecnologia, apresentação de experiências de organização sindical de outros países, além de resenhas críticas de livros.
Saiba mais
A Revista Universidade & Sociedade é uma publicação semestral, editada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), cujo intuito é fomentar as pesquisas e debates relacionados tanto às experiências no campo da pesquisa acadêmica como oriundos das experiências sindicais e sociais acerca de temas de relevância para as lutas empreendidas pela categoria em busca de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, em âmbito nacional.
Fonte: ADUA
|