Data: 19/09/2018
A Associação de Docentes da Universidade Federal Fluminense (Aduff-SSind), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFF e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFF (Sintuff) realizam, nesta quarta-feira (19), o debate "Crise nas Universidades e nossas alternativas”. A atividade ocorre, às 18h, na Sala 218, Bloco C (Gragoatá).
Entre os palestrantes está Eduardo Serra, pró-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Eblin Farage, professora da UFF e secretária-geral do ANDES-SN e Valdenise Ribeiro, diretora da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra).
Os palestrantes abordarão as ameaças à Universidade diante da conjuntura política e da Emenda Constitucional 95 que congela por 20 anos o orçamento público destinado a políticas sociais e já produz efeitos irreversíveis. O incêndio que assolou o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, é uma das consequências da EC 95, uma vez que a emenda não garante recursos necessários à instituição, sob a gestão da UFRJ. Enquanto isso, o governo tenta responsabilizar e criminalizar a administração, os pesquisadores e servidores da UFRJ, processo que simboliza o projeto de desmonte da Educação Pública.
Diante desse cenário, marcado pela redução do orçamento para as instituições de ensino e pesquisa no Brasil, as entidades organizadoras convidam para o debate.
Com edição da ADUA.
Fonte: Aduff-SSind
|