Na contramão dos investimentos anunciados pelo Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) trouxe más notícias às comunidades universitárias do país. Somente 1% das 2001 instituições de ensino superior avaliadas pelo MEC possuiu conceito máximo no Índice Geral de Cursos (IGC).
O IGC é um indicador de qualidade construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação das instituições. A partir da média das notas dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) ou da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o IGC atribui a cada instituição o conceito de 1 a 5.
A Universidade Federal do Amazonas faz parte das 884 instituições de ensino superior com conceito 3, considerado razoável. Das 18 instituições amazonenses avaliadas, nenhuma obteve conceito acima de 3. A Faculdade de Odontologia de Manaus é uma das quatro piores do país, conforme ranking da pesquisa. Já o Instituto Materdei está ameaçado de ser descredenciado, uma vez que repetiu a nota baixa em dois anos seguidos. |