A graduação a distância foi um dos temas mais importantes do 38º Encontro Nacional dos Conselhos Federal e Regional de Serviço Social (CFESS/CRESS). O evento foi realizado entre os dias 6 e 9 de setembro, em Campo Grande (MS). Em meio ao debate público sobre o assunto no país, uma Carta Aberta foi publicada aos estudantes e trabalhadores dos cursos de graduação a distância em serviço social no Brasil.
A iniciativa foi do Conjunto CFESS/CRESS, além da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Socail (Enesso).
Na Carta sobre a graduação a distância, as entidades reconhecem o anseio legítimo de estudantes em ter acesso ao ensino superior, mas esclarecem que esse direito deve ser alcançado com qualidade. "Uma formação crítica que os prepare não apenas para o exercício profissional, mas também amplie as condições de atuar em um mundo cada vez mais complexo", diz a Carta.
A Carta lembra que o Serviço Social tem como matéria as expressões da questão social: "Sob cada parecer, cadastro e encaminhamento que o profissional realiza há vidas, cujas trajetórias podem ser modificadas por uma intervenção profissional que não consiga perceber as inúmeras facetas da questão que se apresenta".
CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO também continuarão a cobrar do Ministério da Educação a igualdade de acesso ao ensino superior presencial para todos e a garantia da qualidade da oferta.
Leia aqui a Carta Aberta aos Estudantes e Trabalhadores dos Cursos de
Graduação a Distância em Serviço Social no Brasil. |