Data: 21/08/2018
O 16º Encontro Nacional do Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) do ANDES-SN ocorrerá na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos dos Goytacazes (RJ). "Previdência, Carreira, Salário e Financiamento Públicos" é o tema do encontro que ocorrerá, de 21 a 23 de setembro. O evento terá início às 14h do dia 21 e encerrará às 13h do dia 23.
Na programação estão previstas três mesas: “Análise de Conjuntura”, “Previdência e Financiamento públicos” e “Precarização do trabalho docente: contrarreformas e perspectivas para a Universidade brasileira”. O encontro também terá um painel com representantes de seções sindicais do ANDES-SN para debater a precarização do trabalho, assédio moral, regime de trabalho, entre outros. A programação completa e informações sobre a participação das seções sindicais podem ser conferidas na circular de convocação.
“Esse tema foi aprovado no último Conad e precisamos entender que com os ataques que estão acontecendo aos trabalhadores, os professores das instituições estaduais e municipais também têm recebido essa carga. Há uma série de questões como, por exemplo, a Previdência, em que diversos estados já anunciaram que realizarão as reformas. Os planos de carreira que estão sendo atacados violentamente. Na Bahia, mais de 1 mil professores estão com o processo de progressão, promoção e ampliação de jornada de trabalho para Dedicação Exclusiva suspenso”, apontou o integrante da coordenação do Setor das Iees/Imes, Luiz Blume.
Blume destacou que, em decorrência da crise econômica e fiscal, alguns Estados estão realizando o parcelamento, atraso e a suspensão dos salários dos servidores. Além disso, segundo o docente, com a aprovação da EC 95/16 (Teto dos Gastos), o financiamento das Iees e Imes foi colocado em risco. “É fundamental a presença dos representantes das seções sindicais no 16º Encontro Nacional do Setor, porque é neste encontro que atualizaremos o nosso plano de lutas, apresentando os desafios para o próximo ano”, disse o diretor do ANDES-SN.
O evento, deliberado durante o 37º Congresso, tem apoio da Associação dos Docentes da Uenf (Aduenf – Seção Sindical do ANDES-SN).
Fonte: ANDES-SN |