A diretoria do Andes-SN está encaminhando para a mais ampla divulgação e debate o documento "'Reforma universitária': quais os interesses envolvidos?". O objetivo é trazer subsídios aos docentes e demais leitores quanto ao conteúdo dos últimos projetos em tramitação na Câmara dos Deputados.
O documento do Andes-SN faz oposição a um conjunto de 14 Projetos de Lei (PL), e centenas de emendas a eles apostas, a que se convencionou chamar de "reforma universitária". O relatório final da Comissão Especial constituída foi prometido para dezembro. Esse conjunto de propostas trata de questões estruturais de todas as Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas.
A análise desses documentos causa preocupação na medida em que se verifica que os PL favorecem as propostas que tem sido defendidas por instituições privadas, no sentido de ampliar a desregulamentação da educação de modo a permitir ampliar, ainda mais, sua já absurda exploração mercantIL.
As iniciativas do governo nesse mesmo sentido, e a tendência privatizante de parcela significativa do Congresso Nacional, fazem com que seja necessário promover a mais ampla articulação no sentido de se contrapor a esses projetos e fazer avançar a luta em defesa dos princípios que nortearam a construção do Plano Nacional de Educação Proposta da Sociedade Brasileira nos anos 90.
Leia aqui o documento. |