Josevaldo Cunha, da ADUFCG, fala com manifestantes na porta do MEC
Após uma manifestação na porta do Ministério da Educação (MEC) e o empenho de parlamentares que se dispuseram a intermediar o contato entre sindicato e governo, representantes do Andes-SN finalmente foram recebidos pelo ministro Fernando Haddad, na terça-feira, 20, às 16h.
A manifestação reuniu representantes do movimento docente e ainda contou com o apoio de membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) que, a partir do meio-dia, se concentraram em frente a sede do ministério para cobrar a audiência previamente solicitada.
O presidente do Andes-SN, Ciro Teixeira, a secretária-geral, Solange Bretas e o 1º vice-presidente da Regional Rio Grande do Sul, Fernando Molinos Pires, e os diretores de Seções Sindicais Josevaldo Cunha (ADUFCG), Sandra Moreira (ADUFPA) e José Luiz Alves (ADUPE), entregaram ao ministro os últimos documentos produzidos pelo sindicato contendo análises e estudos sobre temas específicos da educação superior.
Os representantes do Andes-SN cobraram o não atendimento às várias solicitações de audiência encaminhadas ao Ministério e apresentaram a posição do Sindicato Nacional sobre a Reforma Universitária, a proposta de flexibilização da Dedicação Exclusiva, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as fundações ditas de apoio, entre outros.
Os dirigentes sindicais também reafirmaram a disponibilidade e o interesse do Andes-SN de continuar dialogando com o governo, por meio das reuniões periódicas com representantes do MEC, que chegaram a ser efetivadas em 2008, mas não tiveram continuidade. |