Data: 18/06/2018
O ANDES-SN divulgou, no último dia 14, nota da diretoria em apoio à(o)s estudantes da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), que deflagraram greve no dia 7 de maio em razão da precarização das condições de estudo.
No documento, o Sindicato Nacional afirma que "repudia a criminalização dos que lutam e considera legítima a forma de luta e a ocupação realizada pelo(a)s estudantes. A Diretoria se solidariza com o movimento estudantil e solicita que a reitoria da universidade tenha o diálogo como instrumento para resolução da questão e não a força".
Confira a nota na íntegra:
NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM APOIO À(O)S ESTUDANTES DA UFMT
No dia 7 de maio de 2018 o(a)s estudantes da UFMT deflagraram greve por conta da precarização das condições de estudo, que incluía a proposta de aumento do restaurante universitário entre outras coisas. Desde então iniciaram um processo legítimo de ocupação da reitoria em busca de diálogo com a administração central.
Nesta semana, a administração central da universidade criminalizou o movimento grevista estudantil, enviando lista nominal de estudantes envolvidos na ocupação para a Justiça Federal e solicitou reforço policial para realizar a desocupação como ato de reintegração de posse.
O ANDES-SN repudia a criminalização dos que lutam e considera legítima a forma de luta e a ocupação realizada pelo(a)s estudantes. A Diretoria se solidariza com o movimento estudantil e solicita que a reitoria da universidade tenha o diálogo como instrumento para resolução da questão e não a força.
Todo apoio aos que lutam em defesa da Universidade Pública!
Nenhum direito a Menos!
Brasília, 14 de junho de 2018
Diretoria do ANDES-SINDICATO NACIONAL
Fonte: ADUA
|