Data: 04/06/2018
A Regional Nordeste 3 do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) realiza, no próximo dia 8, um encontro que unirá representantes das seções sindicais da Bahia, Sergipe e Alagoas. O encontro terá como tema central “O impacto das contrarreformas na Educação Superior Pública: o papel do sindicato nacional na defesa das Universidades, Colégios de Aplicação e Cefet”. O encontro será realizado no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb Seção Sindical do ANDES-SN).
Durante a mesa de abertura, será lançada a cartilha do Grupo de Trabalhos de Política Educacional (GTPE) "Um pouco de história, pois o futuro não se constrói só com o presente", que foi distribuída, pelo Sindicato Nacional, durante a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape). Na sequência, serão debatidas as temáticas "O Impacto do Marco Legal da Ciência e Tecnologia e Inovação nas Universidades", "Por maior participação das Mulheres no Sindicato Nacional: Paridade na Direção Nacional" e "Contrarreformas da Educação: Residência pedagógica e militarização da educação".
O 1º tesoureiro da Regional NE 3 e presidente da Adusb SSind., Sérgio Barroso, explica que o encontro vai debater questões muito importantes para o ANDES-SN como os ataques que a educação pública vem sofrendo diante da conjuntura e do acirramento das políticas neoliberais, tanto por parte do governo federal quanto dos governos estaduais, o impacto da implementação do Marco Legal de Ciência e Tecnologia nas universidades públicas e ainda a perspectiva de paridade de gênero na composição da diretoria nacional do ANDES-SN.
"A questão da paridade na diretoria nacional do ANDES-SN é um assunto muito importante e, diante da nossa sociedade machista e opressora, se torna fundamental aprofundarmos esse debate", comentou. Segundo o presidente da Adusb SSind, esse debate já foi levantado no 37º Congresso do ANDES-SN realizado em Salvador (BA) no início do ano, deverá ser ampliado no 63º Conad, que acontece entre 28 de junho e 1 de julho, em Fortaleza (CE). "A ideia é que até o próximo Congresso do ANDES-SN, que ocorrerá no início de 2019, tenhamos um acúmulo que nos permita avançar nessa pauta", acrescentou.
Fonte: ANDES-SN
|