Data: 09/05/2018
Balanço parcial da Comissão Eleitoral (CE) dá conta de que mais cem docentes sindicalizados compareceram às urnas nesta quarta-feira (9), até às 17h, para participar do pleito que vai eleger a nova diretoria da ADUA e do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), gestão 2018-2020. As urnas continuam abertas até as 20h nas unidades acadêmicas onde há cursos noturnos.
Licenciado por motivo de saúde, o professor Jacob Paiva, que foi presidente da ADUA na gestão 2000-2002 e também já integrou a diretoria executiva do Sindicato Nacional em duas oportunidades, fez questão de comparecer cedo ao escrutínio. “É a reafirmação do princípio da participação, da militância e da necessidade de a gente se posicionar politicamente diante de projetos em disputa. Vir votar é exatamente parte dessa compreensão de que quando se está vivo é preciso participar, se posicionar e lutar. O voto é parte da luta!”, destacou Paiva.
Sindicalizada desde 1980, a professora aposentada da Faculdade de Educação Ediraci Silveira nunca deixou de comparecer a um escrutínio da entidade. “As eleições são a ponta da luta em defesa da democracia e da autonomia. É essa autonomia que nos dá legitimidade para defender o projeto social da mudança que queremos. Mas, é importante continuar participando das ações da categoria”, afirmou a docente, à tarde, após votar na urna disponível na sede da ADUA.
Docente do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Domingos Anselmo Moura também votou pela tarde, acompanhado de outra professora sindicalizada, no “colégio eleitoral” que reúne quatro unidades acadêmicas no setor Norte do campus universitário, na Faculdade de Direito (FD). “Estou aqui manifestando meu apoio à chapa”, disse.
As urnas em Manaus e nos campi fora da sede abriram às 9h (destinadas a aposentados, no auditório da entidade) e às 10h (nas demais). O pleito segue até esta quinta-feira (10), nos mesmos locais e horários. Mais de 900 professores sindicalizados estão aptos a votar nesta eleição que irá escolher também os membros do Conselho de Representantes da ADUA (Crad).
Confira os locais de votação
Urna 1 (Itinerante – Medicina e Odontologia): recepção da Faculdade de Medicina, das 10h às 17h;
Urna 2 (Enfermagem): hall da Faculdade de Enfermagem, das 10h às 17h;
Urna 3 (FCA, ICB, FAPSI, FEFF e FCF): cantina da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), das 10h às 20h;
Urna 4 (FACED e FES): cantina do IFCHS, das 10h às 20h;
Urna 5 (IFCHS, FIC, FLET e FARTES): cantina do IFCHS, das 10h às 20h;
Urna 6 (FD, ICE, FT e ICOMP): cantina da Faculdade de Direito, das 10h às 20h;
Urna 7 (ICET): hall do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), das 10h às 20h;
Urna 8 (ISB): hall do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), das 10h às 20h;
Urna 9 (ICSEZ): hall do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), das 10h às 20h;
Urna 10 (IEAA): hall do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), das 10h às 20h;
Urna 11 (INC): hall do Instituto de Natureza e Cultura (INC), das 10h às 20h;
Urna 12 (sindicalizados aposentados): auditório da ADUA, das 9h às 17h.
Fonte: ADUA |