Data: 09/04/2018
Em sua passagem por Manaus, para participar do “Debate das chapas que concorrem às eleições do ANDES-SN, gestão 2018-2010”, promovido pela ADUA, o candidato à presidente do Sindicato Nacional pela chapa 1 “Andes Autônomo e de Luta”, professor Antônio Gonçalves, avaliou a educação e a política sindical brasileira, em entrevista ao vivo para um portal de notícias local.
No início da entrevista, ele falou sobre a disputa de duas chapas pela diretoria da entidade, após mais de dez anos sem concorrência. “A disputa é saudável porque legitima o ANDES como o verdadeiro espaço de luta dos docentes das universidades federais, estaduais e municipais. É importante caracterizar quais são as diferenças políticas entre elas”, acrescentou.
“Nós queremos um sindicato autônomo e de luta, em relação a governos, partidos e administrações locais, como as reitorias. Isso é imprescindível para fortalecer a categoria e partir para os enfrentamentos necessários. Nosso sindicato precisa de unidade, de força e uma direção política que nos coloque num patamar superior de organização. E não daquele velho sindicalismo de atrelamento a um governo de conciliação de classes”, acentuou Antônio.
Na entrevista que durou cerca de 20 minutos, o candidato à presidente do ANDES também falou sobre a política educacional brasileira, fez duras críticas ao governo ilegítimo de Temer e ainda aos retrocessos impostos à população brasileira.
Fonte: ADUA |