Data: 27/03/2018
A diretoria da ADUA-Seção Sindical, que integra a Comissão Eleitoral através de representantes, acompanha a realização do processo de recepção dos votos da comunidade acadêmica, ora em andamento, com muita preocupação. No momento em que foram tornadas públicas as listagens com os nomes dos docentes, discentes e TAEs, por unidade acadêmica, identificou discrepâncias que podem macular a lisura deste pleito, notadamente a inclusão de docentes que, nesta data, já se encontram, há tempos, fora da instituição (por transferências ou outra circunstância), e até mesmo já falecidos, o que interpretamos como desrespeitoso à sua memória e à democracia das eleições.
Identificamos ainda situações absurdas e incompreensíveis como a inclusão de docentes, há anos vinculados numa unidade, agora alocados noutra Faculdade, como foi o caso de uma docente do IFCHS integrando a lista da FIC. Em outro caso, alunos de pós-graduação que aparecem listados como aptos a votar mas que, de fato, já encerraram sua pós-graduação há mais de 10 anos e hoje, inclusive, ocupam espaços na instituição como docentes.
Um processo de extrema importância como são as eleições para os Conselhos Superiores da Universidade Federal do Amazonas requer mais seriedade e transparência dos setores administrativos responsáveis pelo fornecimento das listas dos votantes, e situações como estas que registramos merecem um alerta à comunidade acadêmica. É do comportamento democrático e do futuro da UFAM que estamos tratando!
Manaus, 27 de março de 2018.
Diretoria da ADUA-Seção Sindical |