Na próxima segunda-feira, 8 de março, a Adua realizará em seu auditório o seminário "Violência Contra a Mulher", às 16h. O tema será mote de discussões e exibições de vídeos. O evento reunirá na mesa de debates jornalistas e professoras da Ufam integradas a núcleos de pesquisas e estudos de gênero.
Confira abaixo a programação do evento:
Exibição de vídeos
Contrário ao Amor, de Jacira de Melo – o filme envolve mulheres que vivem em um ambiente de amor e violência e recorreram à Delegacia da Mulher.
Canto de Cicatriz, de Laís Chaffe – documentário baseado no poema “Canção para a menina maltratada”. Reúne depoimentos diversos de vítimas de abusos.
15 segundos, de Caio Mota e Cleidimar Pedroso. O curta-metragem trata o tema da violência contra a mulher sob a perspectiva dos agressores. Depoimentos polêmicos.
Mesa-redonda
Professoras MsC Ana Derzi e Dr. Jucélen Guimarães – As históricas violências contra o corpo da mulher
Professoras MsC Ana Derzi e Esp. Melita Mady – Resultados de pesquisas desenvolvidas pelo Nucleo de Pesquisa e Estudos Interdisciplinar de Relações de Gênero (Nereigam), da Ufam.
Jornalistas Caio Mota e Cleidimar Pedroso - Violência contra a mulher a partir da visão masculina.
Registros
Nos 100 anos de história do Dia Internacional da Mulher, o 8 de março ainda é uma data em que mulheres, homens, entidades e movimentos sociais mobilizam-se a fim de ampliar os direitos das mulheres ainda não conquistados e combater discriminações de gênero.
A Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, ainda não coibiu de maneira satisfatória a violência doméstica e familiar contra a mulher. No Amazonas, em artigo publicado no Jornal da Adua (edição 21, novembro/dezembro de 2009), a professora Ivânia Vieira informa que a Delegacia de Crimes Contra a Mulher do Amazonas registra 800 ocorrências por mês.
|