Data: 21/02/2018
O Grupo de Trabalho Política Educacional (GTPE) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) definiu, em reunião realizada nos dias 16 e 17 deste mês, uma série de encaminhamentos a serem tomados, a partir da realização do 37º Congresso do Sindicato e das reuniões conjuntas com demais grupos de trabalho. As informações constam em relatório divulgado nesta quarta-feira (21).
Uma das atividades é a realização de um seminário sobre Educação à Distância (EaD), com previsão para ocorrer no final de maio. Após amplo debate, decidiu-se incluir na programação do evento discussão sobre o Decreto nº 9.057, de maio de 2017, o qual regulamenta essa modalidade de ensino, suas diretrizes e bases.
No encontro, os integrantes voltaram a tratar do material produzido pelo GTPE sobre as contrarreformas em curso, implementadas tanto na educação básica quanto na educação superior. A perspectiva é que as cartilhas continuem alimentando o debate na base da categoria e nas instâncias onde os docentes se fazem presentes.
Sobre os encontros realizados conjuntamente com outros GTs, o GTPE deliberou pela construção de um documento evidenciando o custo aluno nas IES públicas e privadas em Ensino, Pesquisa e Extensão; graduação e pós-graduação; além do desvio do Fundo Público da educação.
A próxima reunião está marcada para o dia 6 de abril.
Fonte: ADUA |