Data: 29/01/2018
Os docentes aprovaram durante o 37º Congresso do ANDES os planos de lutas específicas dos Setores das Instituições de Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) e das Federais de Ensino (Ifes). Entre as deliberações no plano das Iees/Imes estão a denúncia dos ataques aos direitos dos docentes; a construção de um dossiê sobre a situação dos ataques às estaduais e municipais; o levantamento do financiamento dessas instituições; e a realização da Semana Nacional de Lutas das Estaduais e Municipais, em maio, e do 16° Encontro Nacional do setor, no segundo semestre de 2018. Além disso, irão lançar em todos os Estados a Frente Nacional em Defesa das Instituições Públicas de Ensino Superior.
Já em relação a luta dos docentes das Federais, foi aprovada a intensificação das ações, em conjunto com servidores estaduais e municipais e outras organizações, entidades e movimentos sociais e populares, contra diversos ataques como o programa de demissão voluntária, a Medida Provisória 805/17, pela revogação da Emenda Constitucional 95/2106 e da Contrarreforma Trabalhista, e contra a aprovação da Reforma da Previdência.
Os delegados aprovaram ainda os itens da pauta de reivindicações que será encaminhada ao governo federal, bem como os que serão apresentados para integrar a pauta unificada dos servidores públicos federais (SPF), que será debatida em reunião ampliada do Fórum das Entidades Nacionais dos SPF (Fonasefe), na próxima semana (3 e 4/02).
Agenda aprovada
3 e 4 de fevereiro - Reunião Ampliada do Fonasefe e Fonacate, em Brasília (DF);
5 de fevereiro - pressão junto aos parlamentares no Congresso Nacional para barrar a contraterrorismo da Previdência;
10 e 11 de março - reunião do Setor das Ifes, em Brasília (DF);
Março - Dia Nacional de lutas em defesa das IES públicas;
Abril - Reunião conjunta dos setores das Ifes, Iees/Imes e GT Carreira.
O 37° Congresso do ANDES-SN foi realizado de 22 a 27 de janeiro, em Salvador (BA). A delegação da ADUA contou com 11 professores, sendo os oito delegados os docentes Solano da Silva (Benjamin Constant), Priscila Mendes (Coari), Leonardo Dourado (Humaitá), Tomzé Costa, Isaac Lewis, Belizário Neto, Alcimar Oliveira (Manaus) e a 1ª tesoureira da seção sindical Rosária do Carmo. Além deles também participaram do encontro como observadores os docentes Ana Lúcia Gomes, Ana Cristina Martins e Jorge Barros.
Foto: ANDES-SN
Fonte: ANDES com edição da ADUA |