Data: 29/01/2018
A cidade de Belém (PA) foi escolhida pelos delegados e delegadas do 37° Congresso do ANDES-SN para sediar a próxima edição do evento, que será organizado em parceria com a Associação da Universidade Federal do Pará (Adufpa). A capital paraense disputou com a cidade de João Pessoa, apresentada pela delegação da Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (Adufpb). Esta será a segunda vez que Belém sediará um congresso do Sindicato Nacional.
O 37° Congresso do ANDES-SN foi realizado de 22 a 27 de janeiro, em Salvador (BA). A delegação da ADUA contou com 11 professores, sendo os oito delegados os docentes Solano da Silva (Benjamin Constant), Priscila Mendes (Coari), Leonardo Dourado (Humaitá), Tomzé Costa, Isaac Lewis, Belizário Neto, Alcimar Oliveira (Manaus) e a 1ª tesoureira da seção sindical Rosária do Carmo. Além deles também participaram do encontro como observadores os docentes Ana Lúcia Gomes, Ana Cristina Martins e Jorge Barros.
Próximo Congresso
Durante a apresentação da cidade sede, Rosimê Menguins, da delegação da Adufpa, explicou que a realização do congresso em Belém permitirá a participação de um maior número de docentes das seções sindicais do Estado, que têm universidades estaduais e federais com campi espalhados por toda a região, como o Sindicato da Universidade do Estado do Pará (Sinduepa) e a Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural da Amazônia (Adufra).
A diretora geral da Adufpa relatou a realidade de opressão a qual estão submetidas as populações quilombola e indígena no Estado e de violência no campo e na cidade e a importância política de levar a luta e apoio da categoria docente para o Pará. “Poder levar o Congresso do ANDES-SN para lá, defender a universidade pública, defender o país desses ataques e fortalecer a luta da classe trabalhadora é uma honra”, completou a docente, acrescentando que a seção sindical completará, no próximo ano, 40 anos de fundação.
Os delegados do Congresso recomendaram a indicação, ao 63° Conad, da Adufpb como sede do 64° Conad, em 2019. O 63° Conad ocorrerá em julho, em Fortaleza (CE), quando será empossada a próxima diretoria do Sindicato Nacional.
Seções sindicais
Os delegados do 37° Congresso do ANDES-SN também homologaram, na noite do último dia do encontro (27), a constituição e reorganização de três seções sindicais do ANDES-SN. A constituição da Associação dos Docentes da Educação Superior da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Adesfaetec) foi homologada por unanimidade. Assim também foi aprovado o retorno da Associação dos docentes da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul ((Adufms). Da mesma forma, aprovaram a reorganização e retorno da Seção Sindical dos Docentes da Fundação de Ensino Superior de Goiatuba/Unicerrado (Sesdufesg) que teve o nome alterado para Seção Sindical dos Docentes do Centro Universitário de Goiatuba (SSind. Unicerrado).
Os docentes também votaram favoravelmente a alteração regimental da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá (Seguem); da Seção Sindical da Universidade Federal do Mato Grosso Adufms); da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual da Bahia (Aduneb) e da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (Adcesp).
Foto ANDES-SN
Fonte: ANDES com edição da ADUA |